Páginas

Chat do caldeirão

domingo, 29 de janeiro de 2012

TOTAL ABANDONO




Os moradores de Caldeirão do Mulato parece que já esqueceram do sofrimento que passaram por falta de água, pois olhando a situação das lages, ou seja dos caldeirões, parece até que ali não foi a solução da falta de água desta época. Todos sabem que houve uma época que a falta de água assolava esse povoado e o problema era grande por causa da seca. Mas graças aos Caldeirões que temos em nossa Comunidade deu pra suprir um pouco desta necessidade, pois quando chovia as lages ficam todas cheias e as pessoas buscavam água de lá para beber e quando queriam lavar roupas iam lavar lá nos caldeirões. Sendo assim supriam um pouco desta necessidade que os moradores passavam.
Olhando a situação hoje nem parece que ali é uma parte da nossa história que está sendo esquecida, pois para quem não sabe o nome Caldeirão do Mulato surgiu destes Caldeirões.
Segundo os moradores existia um senhor de nome Antonio Correa, cujo sobrenome era Mulato, proprietário destes lugares que ficam as lages, uma inclusive no formato de um Caldeirão. Segundo os moradores mais velhos, destes caldeirões era onde supria a necessidade de água então expressavam a seguinte frase: "Vamos buscar água no caldeirão do mulato". A partir daí o povoado foi crescendo e o nome continuou Caldeirão do Mulato por causa da expressão.
Mas olhando a situação hoje, dá pra ver quanto carinho o povo tem pela sua história e pelo seu lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário